A primeira regra da perfumaria: Conhecer as matérias-primas | EPI 002 Podcast Todos os Caminhos Vão Dar ao Aroma

O podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma' é um podcast patrocinado pela Jarilo. Neste podcast, Mariana a fundadora da Jarilo explora o mundo da perfumaria e tenta descobrir como se faz um perfume.

Este artigo é a transcrição do EPI 002. A primeira regra da perfumaria: Conhecer as matérias-primas

[Inicio da transcrição]

↳Neste episódio vou falar sobre a regra nº 1 da perfumaria - “Conhece as matérias-primas”, mas o que significa conhecer as matérias-primas? Significa saber o seu cheiro, a sua volatilidade e o seu comportamento numa fórmula.

↳Para conhecer o cheiro de uma matéria-prima precisamos de treinar o nosso olfato e aumentar o nosso vocabulário. 

↳Podemos fazer um exercício simples com coisas que temos em casa, por exemplo, cheirar um limão e escrever numa folha de papel a que cheira esse limão. Muito importante: sem dizer que cheira a limão. 

↳Há uma dificuldade natural em descrever cheiros, falta nos o vocabulário então vamos utilizar palavras que estão mais ligadas a outros sentidos ou outras situações. 

↳Por exemplo eu posso dizer que o meu limão tem um cheiro fresco, ácido, azedo, sumarento, um pouco doce, cristalino, estruturado, transparente e leve. 

↳ Neste exercício de descrever um cheiro é muito importante escrever as palavras que utilizámos para o descrever. Desta forma criamos uma base de dados pessoal e ao longo do tempo conseguimos fazer associações entre cheiros e palavras.

↳É também muito importante perceber que não há certo nem errado, cada pessoa vai descrever um cheiro que uma maneira diferente e com palavras diferentes.

↳Para estudar as matérias-primas precisamos de meia dúzia de ingredientes e também de tiras de papel, aquelas que costumam haver nas perfumarias e fazemos o seguinte:

↳Começamos por mergulhar a ponta da tira de papel no frasco. De preferência sem saber qual é a matéria-prima que estamos a estudar. O que eu costumo fazer é agarrar aleatoriamente um frasco e tapar o rótulo. Nesta fase é importante não cheirar diretamente do frasco.

↳Cheiramos, descrevemos o cheiro, escrevemos tudo e guardamos as nossas notas.

↳É mais fácil estudar os materiais se estiverem diluídos em álcool. Na maioria dos casos uma diluição de 10% é suficiente, se o material for muito forte pode ser útil fazer uma diluição de 1%.

↳Se sentir que deixou de cheirar, o seu nariz está saturado cheire a sua própria pele, numa zona que não tenha sido perfumada, isto vai servir como um reset ao seu olfato. Não vale a pena cheirar grãos de café, isso é um mito e não vai limpar o olfato.

↳No próximo episódio vou dar exemplos de matérias-primas e onde pode comprá-las.

↳Para estudar a volatilidade vamos cheirar várias vezes e ao longo do tempo as tiras de papel que usámos no exercício anterior, ou seja, cheiramos passado meia hora, passado duas horas, passado oito horas e no dia seguinte.

↳Vamos perceber que existem materiais que não conseguimos cheirar na tira de papel logo passado meia hora, esses materiais são os mais voláteis, que têm moléculas mais leves e outros que no dia seguinte ainda conseguimos cheirar esses são menos voláteis com moléculas maiores.

↳ Falta falar para anotar tudo

↳Com este exercício conseguimos perceber, para além da volatilidade do material, a sua evolução e se existe alguma transformação ao longo do tempo.

↳Para compreender o comportamento de um ingrediente numa fórmula precisamos de tempo e de experimentação não é algo que consiga abordar neste episódio mas que quero fazer no futuro. 

↳O olfato é um sentido muito ligado à memória e à emoção. Um cheiro pode nos transportar no tempo, fazer-nos lembrar de pessoas, momentos e lugares. E, embora todos nós tenhamos a capacidade de perceber aromas, o treino olfativo é uma habilidade que pode ser desenvolvida e apurada – seja para criar perfumes, velas aromáticas ou simplesmente para aproveitarmos melhor os aromas à nossa volta.

↳Podemos desenvolver o nosso olfato de várias maneiras, uma delas é simplesmente prestar atenção aos cheiros que vamos sentindo ao longo do dia. É uma coisa simples mas que raramente fazemos. Podemos também dar um passeio a pé pelo nosso bairro e ir anotando todos os cheiros que vamos sentindo.

↳Desenvolver o hábito de estar atento aos cheiros em nosso redor vai ajudar o nosso cérebro a se habituar a reconhecer e identificar diferentes odores.

↳No próximo episódio, vou estudar algumas matérias-primas e fazer o exercício de as cheirar e de as descrever.

↳Obrigada por ter ouvido este episódio do podcast “Todos os caminhos vão dar ao aroma”. Se gostou, não se esqueça de se inscrever, compartilhar com amigos, deixar um comentário ou enviar um email para todososcaminhosvaodaraoaroma@gmail.com.

↳Falta pedir às pessoas que se experimentarem cheirar alguma coisa para me contarem por email.

Até a próxima

[Fim da transcrição]

Ouça aqui o Podcast

 

Oferta:

GUIA COMPLETO: COMO POTENCIAR A DIFUSÃO AROMÁTICA DAS SUAS VELAS vai ensinar/revelar ao Leitor todos os segredos para garantir que as suas velas libertem o máximo de aroma.

Clique aqui para receber o seu guia



 

 

 

 

Back to blog