Distinguir ingredientes semelhantes | EPI 008 Podcast Todos os Caminhos Vão Dar ao Aroma

O podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma' é um podcast patrocinado pela Jarilo. Neste podcast, Mariana a fundadora da Jarilo explora o mundo da perfumaria e tenta descobrir como se faz um perfume.

Este artigo é a transcrição do EPI 008. Distinguir ingredientes semelhantes

[Inicio da transcrição]

↳ No episódio de hoje irei falar sobre os exercícios olfactivos que faço para conseguir distinguir entre ingredientes semelhantes. Ou seja: ingredientes com cheiros muito parecidos, que facilmente se confundem. Para isso, num primeiro momento, vou utilizar ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO e ÓLEO ESSENCIAL DE BERGAMOTA, pois ainda tenho certa dificuldade em distinguir entre ambos. Num segundo momento, utilizarei YLANG YLANG e JASMIM, os quais também me apresentam alguma dificuldade de identificação.

↳ Primeiramente, tratarei do par LIMÃO e BERGAMOTA. Estudarei os dois ingredientes individualmente, cheirando cada um à sua vez, enquanto comparo as sensações olfactivas que me oferecem hoje — com as sensações que guardo previamente anotadas no meu DIÁRIO OLFACTIVO — nas respectivas fichas de LIMÃO e BERGAMOTA. Seguidamente, procederei do mesmo modo com o par YLANG YLANG e JASMIM.

↳ Vamos começar. Sendo o meu DIÁRIO OLFACTIVO em forma de fichário, tenho aqui seleccionadas diante de mim a ficha de LIMÃO e a ficha de BERGAMOTA. Na ficha de LIMÃO encontram-se escritas as seguintes palavras: Limão; Fresco; Límpido; Amarelo; Zesty; Cristalino. E na ficha de BERGAMOTA encontram-se as seguintes palavras: Cheira a limão; Cítrico; Fresco; Cristalino; Leve; Transparente; Límpido.

↳ Como podem perceber, eu usei alguns termos repetidos, sinónimos, para ambos os ingredientes — mas, ainda assim, também usei termos que transmitem características diferenciadas.

↳ Utilizarei agora DUAS tiras de papel, mergulhando uma tira no frasquinho de LIMÃO e outra no frasquinho de BERGAMOTA, e escrevendo em cada tira o nome do seu respectivo ingrediente. Pouso depois as duas tiras de papel sobre a mesa com os nomes voltados para baixo, para que não me seja possível ler enquanto as cheiro.

↳ Mas estando assim as tiras de papel em cima da mesa, trato ainda de baralhá-las repetidas vezes: de maneira despercebida, sem lhes prestar atenção. A idéia é de facto poder cheirá-las incógnitas, para pôr em teste e treinar o meu olfacto.

↳ Já estou a cheirar a primeira tira. Agora comparo aquilo que estou a sentir enquanto cheiro com as anotações do meu DIÁRIO OLFACTIVO e tento perceber qual dos dois ingredientes estou a cheirar.

↳ Agora já estou a cheirar a segunda tira e a repetir o mesmo processo.

↳ Eu acho que a primeira tira que cheirei é LIMÃO e a segunda é BERGAMOTA. Vou então verificar o que está escrito nas tiras.

↳ Sim, está correcto: a primeira tira é LIMÃO e a segunda é BERGAMOTA.

↳ E continuando com o exercício, vou mergulhar TRÊS novas tiras de papel: duas tiras no frasquinho de LIMÃO e a outra no frasquinho de BERGAMOTA — ou vice-versa. E daí, escrevo em cada tira o nome do seu respectivo ingrediente e trato de baralhá-las para que fiquem incógnitas, à semelhança de como procedi anteriormente.

↳ Esta actividade consiste em cheirar as três tiras com os nomes escondidos e identificar qual delas é a tira diferente. Aprendi este truque com Sarah Mccartney, uma perfumista inglesa que ensina Perfumaria no patreon — vou deixar o link indexado para que possam consultar.

↳ Seguidamente, tratarei do par YLANG YLANG e JASMIM. De novo, estudarei os dois ingredientes individualmente, cheirando cada um à sua vez, enquanto comparo as sensações olfactivas que me oferecem hoje — com as sensações que guardo previamente anotadas no meu DIÁRIO OLFACTIVO — nas respectivas fichas de YLANG YLANG e JASMIM.

↳ Tenho aqui seleccionadas diante de mim a ficha de YLANG YLANG e a ficha de JASMIM. Na ficha de YLANG YLANG encontram-se escritas as seguintes palavras: Exótico; Flores quentes; Denso; Pesado; Parecido com jasmim; Flores vivas; Cheiro a pétalas; Verde; Fresco. E na ficha de JASMIM encontram-se as seguintes palavras: Flores quentes; Flores brancas; Flores densas; Pesado; Exótico.

↳ De novo, utilizarei DUAS tiras de papel, mergulhando uma tira no frasquinho de YLANG YLANG e outra no frasquinho de JASMIM, e escrevendo também em cada tira o nome do seu respectivo ingrediente, pousando-as depois sobre a mesa com os nomes voltados para baixo — e tratando de baralhá-las para que fiquem incógnitas.

↳ Já estou a cheirar a primeira tira. Agora comparo o que estou a sentir enquanto cheiro com as anotações do meu DIÁRIO OLFACTIVO e tento perceber qual dos dois ingredientes estou a cheirar.

↳ Agora já estou a cheirar a segunda tira e a repetir o mesmo processo.

↳ Eu acho que a primeira tira de papel que cheirei é YLANG YLANG, isto porque tem um cheiro muito mais aberto que a segunda tira. Vou então verificar o que está escrito nas tiras.

↳ Sim: a primeira tira é YLANG YLANG e a segunda é JASMIM.

↳ E continuando com o exercício, vou mergulhar novamente TRÊS tiras de papel: duas tiras no frasquinho de YLANG YLANG e a outra no frasquinho de JASMIM — ou vice-versa. E daí, escrevo também em cada tira o nome do seu respectivo ingrediente e trato de baralhá-las para que fiquem incógnitas, tudo à semelhança de como procedi anteriormente. 

↳ Já cheirei as três tiras e — hoje — até foram fáceis de identificar, pois tenho vindo a perceber que YLANG YLANG oferece ao olfacto um cheiro mais caracteristicamente aberto, que cada vez reconheço melhor.

↳ No próximo episódio iremos estudar mais alguns ingredientes e continuar a criar um DIÁRIO OLFACTIVO.

↳ Obrigada por ter ouvido este episódio do podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma'. Se gostou, não se esqueça de se inscrever — compartilhar com amigos — deixar um comentário — ou enviar um email para todososcaminhosvaodaraoaroma@gmail.com.

↳ Gostava muito de saber se já começou a criar o seu DIÁRIO OLFACTIVO. Envie-me um email a contar tudo.

Até a próxima

[Fim da transcrição]

Ouça aqui o Podcast

 

 

Oferta:

GUIA COMPLETO: COMO POTENCIAR A DIFUSÃO AROMÁTICA DAS SUAS VELAS vai ensinar/revelar ao Leitor todos os segredos para garantir que as suas velas libertem o máximo de aroma.

Clique aqui para receber o seu guia

Back to blog