Perfumes para a casa — Criar um room spray — parte II | EPI 021 Podcast Todos os Caminhos Vão Dar ao Aroma
Share
O podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma' é um podcast patrocinado pela Jarilo. Neste podcast, Mariana a fundadora da Jarilo explora o mundo da perfumaria e tenta descobrir como se faz um perfume.
Este artigo é a transcrição do EPI 021. Perfumes para a casa — Criar um room spray — parte II
[Inicio da transcrição]
↳ Hoje vou continuar a rubrica — Perfumes para a casa — Criar um room spray — e será assim a parte II do projecto.
↳ Poderão encontrar a parte I no episódio 17.
↳ A minha idéia é criar um ROOM SPRAY fresco, que torne a ambiência mais energética. Algo alegre e vibrante, para ser usado enquanto fazemos exercício em casa, por exemplo, ou quando estamos empenhados num qualquer projecto artístico DIY, ou pura e simplesmente quando damos uma festa para familiares e amigos.
↳ Eu quero que este ROOM SPRAY seja centrado nos CITRINOS.
↳ E também quero, ao usar este produto, sentir como que todo um vasto POMAR DE CITRINOS tenha sido teletransportado para dentro da minha casa, transplantado no centro da sala-de-estar.
↳ Neste episódio vou tratar de escolher os possíveis INGREDIENTES, bem como escolher a estrutura dos ACORDES.
↳ Para escolher os possíveis ingredientes usei a metodologia que descrevi no episódio anterior, mas não vou repetir aqui o processo porquanto mesmo é bastante moroso.
↳ Da lista dos INGREDIENTES que conheço, e que tenho em minha posse neste momento, seleccionei os seguintes:
↳ EO Bergamota,
↳ EO de limão,
↳ EO de Laranja Doce,
↳ EO petit grain, todos pelas suas características cítricas,
↳ Cassis base,
↳ Cis-3-Hexenol,
↳ Stemone,todos pelas suas características verdes,
↳ EO neroli,
↳ Florol,
↳ Hedione,
↳ Citronellol, todos pelas suas características florais,
↳ Dihydromyrcenol, este pelas suas características aromáticas,
↳ Cedramber,
↳ Iso E Super, ambos pelas suas características amadeiradas.
↳ Quero que o principal impacto deste perfume se dava às suas características cítricas e verdes. Mas — como os INGREDIENTES que têm estas características são maioritariamente notas de topo — vou criar um ACORDE FLORAL com INGREDIENTES que perfaçam maioritariamente notas de coração — para balancear o PERFUME e conferir-lhe uma maior e melhor duração. E, para completar, criarei também um ACORDE AMADEIRADO, com notas de base para sustentar os ACORDES anteriores.
↳ Agora vou cheirar todos os INGREDIENTES CÍTRICOS usando tiras de papel, ou seja, cada INGREDIENTE na sua tira de papel. Cheiro as tiras todas ao mesmo tempo de forma a que consiga percepcionar o aroma geral, ou seja, o aroma múltiplo destes INGREDIENTES em simultânea interconjugação — e daí se começará enfim a estruturar a fórmula deste perfume.
↳ Ao cheirar as tiras de papel percebi que tenho de fazer balancear a LARANJA DOCE, o LIMÃO e o DIHYDROMYRCENOL — e só depois de ter estes 3 INGREDIENTES nas proporções correctas é que adicionarei o PETIT GRAIN e a BERGAMOTA.
↳ Agora repito este processo — mas com os INGREDIENTES VERDES.
↳ Ao cheirar as tiras de papel percebi que devo dar maior destaque à CASSIS BASE — vou equilibrá-la com o STEMONE e só depois adicionar um pouquinho de CIS-3-HEXENOL. O CIS-3-HEXENOL é muito pungente, e devo portanto evitar que o mesmo se prenuncie em demasia na fórmula do perfume.
↳ Agora repito o processo — mas com os INGREDIENTES FLORAIS.
↳ Ao cheirar as tiras de papel percebi que talvez o CITRONELLOL seja dispensável neste perfume. Vou começar por trabalhar com o NEROLI, com o FLOROL e com o HEDIONE.
↳ Repito mais uma vez o processo — agora com os INGREDIENTES AMADEIRADOS.
↳ Ao cheirar as tiras de papel percebi que o CEDRAMBER tem um cheiro muito seco e masculino, e que daí talvez não seja o mais indicado para usar neste projecto. Vou focar melhormente a minha atenção no ISO E SUPER — e talvez abdique de usar o HEDIONE no ACORDE FLORAL pois creio ser muito mais adequado utilizáa-lo aqui — neste ACORDE AMADEIRADO.
↳ E tendo enfim cheirado, ou seja avaliado olfactivamente, todos os INGREDIENTES, vou entretanto estruturar as primeiras fórmulas dos respectivos ACORDES.
↳ Na seguinte parte — III — desta rubrica (daqui a umas semanas) contar-vos-ei como terá corrido todo este processo.
↳ Na próxima semana, no episódio 022, vamos tentar perceber o que é a CULTURA OLFACTIVA.
↳ Aproveito para informar que na JARILO lançámos um ebook gratuito — o guia completo onde vai poder aprender todos os truques para potenciar a difusão aromática das suas velas. Deixo o respectivo link na notas deste episódio.
↳ Relembro ainda que mudámos a nossa loja da Jarilo e que esta agora se encontra não em
mas sim em
↳ Obrigada por ter ouvido este episódio do podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma'. Se gostou, não se esqueça de se inscrever — compartilhar com amigos — deixar um comentário — ou enviar um email para todososcaminhosvaodaraoaroma@gmail.com.
↳ Faça-me saber por email se tem o hábito de utilizar room sprays, e, se sim, o que mais gosta nos que costuma utilizar. Gostaria muito de criar uma coleção de room sprays para a JARILO e a sua opinião seria uma grande ajuda.
↳ Até para a semana.
Boas experiências olfactivas!
[Fim da transcrição]
Ouça aqui o Podcast
Oferta:
GUIA COMPLETO: COMO POTENCIAR A DIFUSÃO AROMÁTICA DAS SUAS VELAS vai ensinar/revelar ao Leitor todos os segredos para garantir que as suas velas libertem o máximo de aroma.
Clique aqui para receber o seu guia