O que mudou no meu gosto ao perceber a volatilidade dos ingredientes | Ep 027
Share
O podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma' é um podcast patrocinado pela Jarilo. Neste podcast, Mariana a fundadora da Jarilo explora o mundo da perfumaria e tenta descobrir como se faz um perfume.
Este artigo é a transcrição do EPI 027. O que mudou no meu gosto ao perceber a volatilidade dos ingredientes
[Inicio da transcrição]
↳ Neste episódio quero falar sobre algo que revolucionou a minha forma de usar perfumes a partir do momento que comecei a estudar Perfumaria.
↳ Há uns anos, se um perfume não durasse o dia inteiro, eu julgava logo que o mesmo não era bom.
Uma coisa que valorizava bastante era a duração de um perfume.
↳ Para mim um bom perfume tinha que durar entre 8 a 12 horas.
↳ Para mim um bom perfume era aquele que sobrevivia a um dia inteiro de trabalho; era quase como um teste de resistência.
↳ Hoje, já não penso assim.
↳ E a matéria que precisei de aprender para enfim mudar a minha opinião foi a volatilidade.
↳ Moléculas mais pequenas são mais voláteis e evaporam mais depressa.
↳ Moléculas maiores são menos voláteis e evaporam mais devagar.
↳ As moléculas mais voláteis, as mais pequenas, são aquelas que sentimos logo na aplicação do perfume: as notas de topo.
↳ As moléculas que nem são muito pequenas, nem são muito grandes, são aquelas que sentimos depois das notas de topo terem evaporado: as notas de coração.
↳ As moléculas menos voláteis, as maiores, são aquelas que sentimos quando já não sentimos nem as notas de topo nem as notas de coração: as notas de base.
↳ Este assunto é complexo, pois hoje em dia já existem materiais (moléculas sintéticas) que se sentem logo na abertura e que é possível cheirar até ao fim; mas estou a simplificar.
↳ Se por ex. usarmos um perfume cítrico, sucede que as suas moléculas [cítricas, as quais são deveras voláteis] evaporarão muito depressa.
Não poderemos, portanto, exigir que esta família de perfumes tenha a mesma performance que um perfume de baunilha, por ex., sendo esse uma nota de base.
↳ Claro que existem perfumistas capazes de, com a sua mestria, criar perfumes com notas mais voláteis e que duram bastante tempo; mas são assim excepções à regra, algo raras.
↳ É maravilhoso encontrarmos tais excepções, mas os outros perfumes também são igualmente válidos.
↳ E também não me quero limitar, nem limitar a minha escolha e a minha auto-expressão, apenas por causa da performance de um determinado perfume.
↳ Hoje em dia, já não escolho um perfume pela sua performance — porquanto já percebi que isso não é sinônimo de qualidade.
Até porque, sinceramente, convenhamos que muitos e muitos perfumes que têm performances gigantes, os tais beast mode, não são, no fim das contas, lá muito sofisticados — são apenas uma mistura de ingredientes muito potentes, mas bastas as vezes sem detalhe algum digno de causar maravilhamento ao nosso olfacto.
↳ Daí que prefiro um perfume pela complexidade das suas notas, pelo que me faz sentir, pelas memórias que se me sustentam ao usá-lo.
Para mim, agora, a performance é a coisa menos importante. Se precisar de reaplicar o perfume, uma vez e outra, reaplico, e pronto.
↳ Percebi que a beleza de um perfume não está só no 'quanto tempo dura', mas no que ele me faz intrinsecamente sentir, na história que o seu aroma me está a contar, no lugar onde a sua brisa me leva.
↳ O que eu ganhei com esta mudança, é que agora consigo apreciar e valorizar vários tipos de perfumes; era como se antigamente só lesse livros de um género literário e agora leio de tudo um pouco, de lés a lés, sem limitar as ruas do meu mapa-pensamento.
↳ Obrigada por ter ouvido este episódio do podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma'.
Se gostou, não se esqueça de se inscrever — compartilhar com amigos — deixar um comentário — ou enviar um email para todososcaminhosvaodaraoaroma@gmail.com.
↳ Volto a informar que na JARILO lançámos um ebook gratuito — o guia completo onde vai poder aprender todos os truques para potenciar a difusão aromática das suas velas.
Deixarei o respectivo link nas notas deste episódio.
↳ E se, na próxima vez que escolher um perfume, você der por si a pensar primeiro no que quer sentir e não em quanto tempo o aroma lhe vai perdurar na pele? Envie-me um email a contar as suas preferências.
↳ Até à próxima.
Boas experiências olfactivas!
[Fim da transcrição]
Ouça aqui o Podcast
Oferta:
GUIA COMPLETO: COMO POTENCIAR A DIFUSÃO AROMÁTICA DAS SUAS VELAS vai ensinar/revelar ao Leitor todos os segredos para garantir que as suas velas libertem o máximo de aroma.
Clique aqui para receber o seu guia