Um perfume para evocar a Primavera — parte IV | Ep 028

O podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma' é um podcast patrocinado pela Jarilo. Neste podcast, Mariana a fundadora da Jarilo explora o mundo da perfumaria e tenta descobrir como se faz um perfume.

Este artigo é a transcrição do EPI 028. Um perfume para evocar a Primavera

[Inicio da transcrição]

↳ O episódio de hoje consiste na parte IV da rubrica UM PERFUME PARA EVOCAR A PRIMAVERA. As partes I, II e III encontram-se, respectivamente, nos episódios 010, 014 e 018 deste podcast.

↳ Para relembrar a quem assistiu, ou informando quem não ouviu os episódios anteriores:

↳ Nesta rubrica tenho vindo, pouco a pouco, a idealizar e concretizar um perfume original meu — um perfume cuja fórmula se pretende indicada para usarmos num daqueles dias de Inverno rigoroso em que, estando a chover incessantemente, temos de sair de casa de manhã-cedo e bate logo aquela imensa saudade dos tempos de solzinho primaveril — ou seja: um perfume capaz de evocar a Primavera num dia encharcado, frio e cinzentão.

↳ Na parte I, no episódio 010, escolhi os ingredientes com que ia trabalhar, e estruturei os primeiros acordes.

↳ Na parte II, no episódio 014, fiz alterações a esses mesmos acordes que tinha concebido no episódio 10. E fiquei de ir usando o perfume durante as semanas seguintes, para o testar e conseguir avaliar-lhe a performance aromática.

↳ Na parte III, no episódio 018, voltei a fazer alterações aos acordes e, de novo, fiquei de usar o perfume durante as semanas seguintes, para o testar e conseguir avaliar.

↳ De modo que, durante todo este tempo intermédio, testei o perfume em mim, ao longo do dia-a-dia — e daí fui percebendo que tinha de lhe corrigir, mais uma vez, o ACORDE FLORAL.

↳ A parte floral da composição está muito unidimensional, centra-se, quase exclusivamente, no YLANG YLANG: E isso cria, de facto, uma sensação de perfume SOLIFLEUR (um perfume em que só uma flor sobressai) — indo assim contra aquilo que pretendo, o princípio conceptual do meu perfume, que é oferecer ao olfacto uma sensação de BOUQUET de flores (um perfume em que várias flores intersobressaem).

↳ O perfume ainda não tem, portanto, esta importantíssima faceta multifloral — e, de mais a mais, o LAVANDIN continua a monopolizar o olfacto, achando-se excessivo no meio da fórmula geral do perfume.

↳ De resto, pelo menos para já, tanto o ACORDE DAS MOLÉCULAS quanto o ACORDE QUENTE ficarão inalterados, pois parece-me que já se encontram nas proporções correctas.

↳ Voltando ao acorde floral:

↳ O que tinha pensado fazer era adicionar-lhe outro ingrediente — ou seja, adicionar outro ingred. floral a este acorde:

↳ Quer fosse OE DE NEROLI, por exemplo, ou outra flor, como JASMIM ou ROSA — ou mesmo CASSIS BASE, o qual (apesar de não ser um ingred. floral mas sim um ingred. verde) me traz muito à imaginação paisagens campestres.

↳ Mas o que aconteceu é que, tendo adquirido no mercado novos ingred. e estando a estudá-los em conjunto com outros ingred. que já tinha previamente em minha posse (e dos quais me há ainda certa dificuldade em distinguir aromaticamente, sendo assim um processo de aprendizagem) eis que me surgiu a ideia de conjugar 3 desses ingred. num novo acorde — porque me parecia que haveriam estes 3 de rimar bastante bem uns com os outros.

↳ Portanto, juntei PEA com METHYL PAMPLEMOUSSE E com ETHYLENE BRASSYLATE na proporção de 1 para 2 para 2.

↳ PEA tem um cheiro floral, leve, evocando uma frescura de pétalas de rosa.
↳ METHYL PAMPLEMOUSSE é frutado, cítrico, explosivo como a toranja.
↳ ETHYLENE BRASSYLATE é um musk suave e aveludado.

↳ Ao cheirar este novo acorde (como disse, concebido enquanto estudava materiais) pensei imediatamente ter encontrado aquilo que até então me faltava no PERFUME PARA EVOCAR A PRIMAVERA.

↳ Tal novo acorde exibe uma faceta fortemente floral; lembra pétalas, lembra mel, é cítrico e simultaneamente frutado — e o MUSK envolve isto tudo e dá-lhe sentido.

↳ De maneira que, em vez de alterar o prévio (já pronto) ACORDE FLORAL, optei melhormente por adicionar este quarto acorde à fórmula — e doravante o designei como ACORDE FLORAL CÍTRICO. 

↳ A fórmula final ficou, assim, na proporção de 6 do ACORDE FLORAL para 1 do ACORDE QUENTE para 2 do ACORDE DAS MOLÉCULAS para 4 do ACORDE FLORAL CÍTRICO.

↳ No decorrer das próx. semanas testarei na pele o perfume, avaliando a sua performance aromática — e então voltarei aqui na parte V desta rubrica, a dar notícia das minhas observações e conclusões.
↳ Mas as minhas reformulações com este perfume ainda não tinham terminado: a ideia de alterar nele a flor ainda me estava na cabeça.

↳ Então, em paralelo dentro do projecto, concebi uma variante do perfume — ou seja: refiz o perfume todo igual à excepção da seguinte substituição: utilizei OE DE NEROLI em vez de YLANG YLANG.

↳ No decorrer das próx. semanas testarei também esta variante do meu perfume, avaliando a sua performance aromática — e também na parte V desta rubrica apresentarei devidas observações e conclusões.

↳ O que quero reforçar no presente episódio é: a importância de estudarmos e aprendermos os materiais, bem como a complementar necessidade de os irmos explorando ao longo do tempo.

↳ Foi essa exploração que me permitiu ter a ideia do ACORDE FLORAL CÍTRICO, para o acrescentar ao meu PERFUME PARA EVOCAR A PRIMAVERA.
↳ No próximo episódio retornarei à rubrica 'Perfumes para a casa — Criar um room spray' — consistindo na terceira parte da mesma.

↳ Volto a informar que na JARILO lançámos um ebook gratuito — o guia completo onde vai poder aprender todos os truques para potenciar a difusão aromática das suas velas.
Deixarei o respectivo link nas notas deste episódio.  

↳ Obrigada por ter ouvido este episódio do podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma'.
Se gostou, não se esqueça de se inscrever — compartilhar com amigos — deixar um comentário — ou enviar um email para todososcaminhosvaodaraoaroma@gmail.com.

↳ Diga-me, gostaria de experimentar este meu PERFUME PARA EVOCAR A PRIMAVERA? E, pessoalmente, que cheiro do seu dia-a-adia lhe faz lembrar a Primavera? Envie-me um email a fazer saber.

↳ Até à próxima.
Boas experiências olfactivas!

[Fim da transcrição]

Ouça aqui o Podcast

 

 

Oferta:

GUIA COMPLETO: COMO POTENCIAR A DIFUSÃO AROMÁTICA DAS SUAS VELAS vai ensinar/revelar ao Leitor todos os segredos para garantir que as suas velas libertem o máximo de aroma.

Clique aqui para receber o seu guia

 

Back to blog