Carta de amor aos cheiros do Natal | EP 032

O podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma' é um podcast patrocinado pela Jarilo. Neste podcast, Mariana a fundadora da Jarilo explora o mundo da perfumaria e tenta descobrir como se faz um perfume.

Este artigo é a transcrição do EPI 032. Diluir ingredientes — a matemática da coisa

[Inicio da transcrição]

 

↳ Quando pensa em Dezembro qual é o primeiro cheiro que lhe vem à memória?

↳ Atrevo-me a dizer que Dezembro é o mês mais olfactivo do ano. Vivemos diversas experiências olfactivas que vão moldando a nossa memória, identidade e cultura. Este é o mês em que, mesmo sem percebermos, quase todos nós celebramos a nossa própria cultura olfactiva.

↳ Temos um episódio, o número 22, dedicado à cultura olfactiva: mas para quem não ouviu: a cultura olfactiva é um termo que descreve a importância dos odores — dos cheiros — dos aromas na vida humana, nas diferentes sociedades ao redor do mundo.

↳ Neste episódio vou partilhar como é a minha cultura olfactiva durante este mês tão especial, e adoraria que você aproveitasse para reflectir sobre a sua própria experiência e que a partilhasse comigo — adorarei ficar a saber o que temos em comum, e até mesmo onde os nossos gostos aromáticos possam divergir.

↳ Dezembro é o mês em que transitamos do Outono para o Inverno e sentimos alguns extremos na nossa vivência aromática. É uma época em que tanto sentimos o cheiro metálico, frio e húmido depois da chuva, o qual se chama petrichor, como também sentimos o cheiro verde, resinoso e seco do sol ao fim das tardes a iluminar um qualquer muro coberto de líquenes.

↳ Uma coisa curiosa é que como está mais frio as pessoas começam a usar perfumes mais doces, ambarados, com muitas especiarias, e mais intensos para se sentirem mais aquecidas. Sinto que nesta altura do ano andamos todos mais perfumados e que usamos e abusamos da baunilha, do cravinho, do sândalo e do açúcar queimado, dos perfumes que cheiram a comidas doces.

↳ Este mês desperta uma vontade universal de buscar e providenciar aconchego: é a época preferida para os rituais em casa, para as velas perfumadas acesas, para a leitura de livros à lareira, para as imersões fumegantes e demoradas em que aquela espuma de banho mais cara é a desculpa ideal para estar mais tempo de molho.

↳ Sem causar grande surpresa, certamente, mas cá em casa é esta a altura do ano em que acendo mais velas da Jarilo. Muitas vezes só mesmo para mudar a atmosfera da casa, que se torna assim mais acolhedora e quente, funcionando quase como um efeito 'toca'. A Vela que ultimamente mais tenho usado é a IGNIS, porque ela tem um cheiro muito aconchegante e doce a bolos fumegantes acabados de cozinhar.

↳ O Natal é o grande culpado desta altura ser tão perfumada, até as decorações natalícias podem (e devem) ser cheirosas. O pinheiro, se for verdadeiro, tem um cheiro incrível que enche a casa toda e que dura o mês inteiro. Todavia cá em casa preferimos ter apenas arranjos com pequenas ramagens cuidadosamente colectadas de pinheiros vivos, porque discordamos do acto de abater árvores tão dignas e belas somente para virem a definhar e secar nas nossas salas-de-estar durante duas fugazes semanas.

↳ Em relação à comida, Dezembro não tem vergonha nenhuma de ser intenso — e relembro que, em termos práticos, o aparelho sensorial que corresponde ao acto de comer não só é o palato como também o olfacto.

↳ Os alimentos mais pesados e quentes passam a fazer parte do dia-a-dia. Usamos a comida para nos aquecer de dentro para fora. E eu, outra coisa que adoro fazer para me aquecer é beber um chá, muitas vezes ao fim do jantar. Para mim um chá é um perfume que se pode beber — e os meus preferidos são os chás de hortelã-pimenta, de camomila, de hibisco, de mel e limão.

↳ A canela, o gengibre, o cravinho, a erva doce, o chocolate, os múltiplos cheiros do bolo-rei invadem os lugares que frequento. Na minha casa há sempre o típico perfume a arroz doce — aquele cheirinho a limão, ou preferencialmente a laranja, atravessado de canela (eu uso de facto casca de laranja em vez de casca de limão) — tal cheirinho é algo que me traz um conforto enorme, que já vem de infância: arroz-doce era uma iguaria que a minha mãe fazia muitas vezes lá em casa.

↳ O cheiro a castanhas assadas torna logo os bairros confortáveis, os seus fumos pairam sobre as calçadas e nós passamos por dentro deles como se o sonho tivesse saído à rua. E beber um café bem quente num banco de jardim enquanto se come uma dúzia de castanhas é um date perfeito connosco mesmos.

↳ Este mês é um lembrete que o olfacto não é só um sentido: é uma forma de viver o mundo, é uma linguagem.

↳ Convido todos os ouvintes a repararem nos cheiros que vão sentido neste Dezembro. Pode ser o cheiro a petrichor da rua fria de manhã, ou a fragrância de pinho em casa, o aroma de um café fumegante, a queima lenta das castanhas, a queima lenta de uma vela acesa no centro da mesa, ou o perfume de alguém que se cruza fortuitamente connosco num transporte público.

↳ Sugiro que anotem esses cheiros no telemóvel, ou num caderno, onde quiserem, descrevendo em poucas palavras o que sentiram naquele exacto momento em que captaram tal cheiro — e se esse cheiro activou alguma memória ou algum desejo.

↳ Assim, exercitam o vosso olfacto, que deste modo vai ficando mais apurado e pronto para a primeira regra da Perfumaria — que é: Conhecer os materiais. Com estas anotações alimentam de memórias o vosso diário-olfactivo.

↳ No próximo episódio falaremos sobre este primeiro ano de podcast e os planos para o 2026 que aí vem.

↳ Aproveito ainda para relembrar que na Jarilo lançámos uma nova colecção — a Four Elements Collection. Deixarei o respectivo link nas notas do episódio.

↳ Deixarei também o link para a nossa comunidade no whatsapp. Aqui conseguem aceder a ofertas e novidades exclusivas.

↳ Obrigada por ter ouvido este episódio do podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma'. Se gostou, não se esqueça de se inscrever — compartilhar com amigos — deixar um comentário — ou enviar um email para todososcaminhosvaodaraoaroma@gmail.com.

↳ Até à próxima.

Boas experiências olfactivas!

Desejos de um Feliz Natal!

[Fim da transcrição]

Ouça aqui o Podcast

 

 

Oferta:

GUIA COMPLETO: COMO POTENCIAR A DIFUSÃO AROMÁTICA DAS SUAS VELAS vai ensinar/revelar ao Leitor todos os segredos para garantir que as suas velas libertem o máximo de aroma.

Clique aqui para receber o seu guia

 

Voltar para o blogue