Cultura olfactiva e porquê os cheiros importam | EPI 022 Podcast Todos os Caminhos Vão Dar ao Aroma

O podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma' é um podcast patrocinado pela Jarilo. Neste podcast, Mariana a fundadora da Jarilo explora o mundo da perfumaria e tenta descobrir como se faz um perfume.

Este artigo é a transcrição do EPI 022. Cultura olfactiva e porquê os cheiros importam

[Inicio da transcrição]

↳ Olá a todos!

Hoje quero falar-VOS da CULTURA OLFACTIVA e PORQUÊ os cheiros importam.

↳ Leia-se a definição de CULTURA no dicionário, neste caso o priberam:

↳ Segundo o priberam CULTURA significa diferentes coisas, e portanto vou ler apenas as ACEPÇÕES que se relacionam com o nosso tema:

↳ ACEPÇÃO 08

Conjunto dos conhecimentos adquiridos de uma pessoa ou grupo.

↳ ACEPÇÃO 09

Totalidade dos costumes, das tradições, das crenças, dos padrões morais, das manifestações artísticas e intelectuais e de outras características que distinguem uma sociedade ou grupo social.

↳ ACEPÇÃO 10

Conjunto das características morais, intelectuais, artísticas e dos costumes ou tradições de um determinado povo, nação, lugar ou de um período específico.

↳ E também segundo o priberam OLFACTIVO significa [obviamente] RELATIVO AO OLFACTO.

↳ PORTANTO:

Com estas duas definições conclui-se que a CULTURA OLFACTIVA é um conjunto de conhecimentos adquiridos, costumes, tradições, crenças, manifestações artísticas, intelectuais e espirituais de uma pessoa, de um grupo, de uma sociedade ou grupo social, de um povo, nação, lugar ou período específico relativos ao SENTIDO DO OLFACTO.

↳ Simplificando: a CULTURA OLFACTIVA é um termo que descreve a importância dos odores/cheiros na vida humana e em diferentes sociedades ao redor do mundo.

Assim como temos a arte, a gastronomia e o entretenimento, também temos uma variedade de experiências culturais ligadas aos cheiros.

Os cheiros fazem parte da nossa identidade cultural, a qual depende da determinada sociedade em que vivemos e das nossas experiências individuais aí ocorridas. 

↳ Um exemplo: na cultura japonesa, o Kōdō é a arte de apreciar o incenso, uma cerimónia onde se cheira com atenção e respeito.

 

↳ Agora vale referir que vivemos de uma forma muito visual e auditiva, e daí nos desapercebemos e esquecemos muitas vezes da importância do OLFACTO.

Esta capacidade de cheirar o mundo ao nosso redor faz parte da experiência humana e tem grande influência nas nossas vidas.

O OLFACTO é um sentido profundamente íntimo ligado diretamente ao sistema límbico, a parte do cérebro que gere as nossas emoções e memórias.

E cumpre também funções de alerta e sobrevivência, assim nos mantendo longe de perigos (quando o cérebro acusa o cheiro de gás ou fumo, por exemplo) (ou também quando cheiramos a comida e percebemos que ela está estragada).

↳ PORTANTO:

O OLFACTO está ligado às nossas emoções e memórias, e contribui activamente para a nossa sobrevivência.

↳ É também devido ao OLFACTO que saboreamos a comida, grande parte da experiência gastronómica vem do nariz — a nossa boca só detecta o doce, o salgado, o ácido, o amargo e o umami — e toda a restante experiência sensorial/química que temos enquanto comemos vem do NARIZ.  

↳ É curioso que nós-humanos, sendo seres que adoram comer e partilhar refeições à mesa, damos tão pouca atenção ao sentido que mais directamente contribui para essa experiência.

 

↳ Assim como existe uma infinidade de cores e sons, também há uma enorme diversidade de odores.

Desde os aromas frescos da natureza até às notas mais pesadas dos perfumes mais elaborados, os cheiros podem ser simples ou intrincados, agradáveis ou repulsivos, familiares ou exóticos.

Explorar esta diversidade pode ser uma jornada emocionante e enriquecedora, que nos conecta mais profundamente com o mundo ao nosso redor.

↳ Quero com isto dizer que a nossa CULTURA OLFACTIVA merece ser celebrada e explorada.

Ao reconhecer a sua importância podemos desenvolver uma consciência sensorial maior e apreciar mais profundamente o imediato âmbito em que vivemos e actuamos.

↳ Podemos usar os aromas no quotidiano com planeado cuidado e intenção — ou seja: não somente como algo decorativo e agradável mas como algo intrinsecamente significativo nas nossas vivências.

 

↳ Então, no fim das contas, perguntemos: PorquÊ os cheiros importam?

↳ E logo respondAmos: Porque eles se acham sempre presentes e têm a capacidade de mexer com os nossos estados emocionais de um modo tão imediato quanto eficaz.

↳ Um cheiro pode tanto confrontar-nos como mesmo [melhormente] confortar-nos.

↳ Se um cheiro nos pode atrair imenso, outro cheiro pode concorrentemente suscitar profunda repulsa.

↳ Qualquer fortuito aroma poderá ainda atravessar-nos os processos da memória, fazendo-nos transportar para um tempo e lugar longínquo, revisitando um quase esquecido episódio da nossa já distante infância.

↳ Muitas vezes, esperamos pelas emoções certas para fazer algo.

Esperamos estar fortuitamente motivados para começar um projecto, estar calmos para dormir, inspirados para criar, energéticos para fazer exercício físico.

Mas é possível activar de propósito essas emoções através dos aromas, se soubermos que cheiro nos faz sentir o que queremos.

↳ Por exemplo:

Se a lavanda nos acalma, poderemos então decidir usá-la nos momentos de maior ansiedade.

Se o limão como que nos confere uma energia adicional, poderemos então usá-lo nos momentos em que nos seja requerido mais ânimo.

↳ Quando ganhamos consciência do que cada cheiro nos provoca, podemos usar os aromas de forma intencional — estrategicamente — com método.

 

↳ Agora, um convite à prática.

↳ Da próxima vez que sair de casa em passeio, vá apontando todos os cheiros que se lhe façam sentir ao longo do seu trajecto — anote os que gostou e os que não gostou, anote o que sentiu quando os cheirou, que emoções (boas ou más) lhe despertaram, se houveram memórias que foram activadas ou não.

Assim irá ganhando GRADUAL consciência da sua própria, pessoal e intransmissível, CULTURA OLFACTIVA.

 

↳ Na próxima semana, no episódio 023, vou partilhar recursos úteis para quem está a aprender ou se interessa por perfumaria.

↳ Aproveito para informar que na JARILO lançámos um ebook gratuito — o guia completo onde vai poder aprender todos os truques para potenciar a difusão aromática das suas velas.

Deixo o respectivo link na notas deste episódio.  

↳ Relembro ainda que mudámos a nossa loja da Jarilo e que esta agora se encontra não em

WWW.JARILO.PT

mas sim em

WWW.JARILO.EU.


↳ Obrigada por ter ouvido este episódio do podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma'.

Se gostou, não se esqueça de se inscrever — compartilhar com amigos — deixar um comentário — ou enviar um email para todososcaminhosvaodaraoaroma@gmail.com.

↳ Espero receber um email seu, contando-me acerca da sua própria CULTURA OLFACTIVA.

↳ Até para a semana.

Boas experiências olfactivas!

[Fim da transcrição]

Ouça aqui o Podcast

 

 

Oferta:

GUIA COMPLETO: COMO POTENCIAR A DIFUSÃO AROMÁTICA DAS SUAS VELAS vai ensinar/revelar ao Leitor todos os segredos para garantir que as suas velas libertem o máximo de aroma.

Clique aqui para receber o seu guia

 

Voltar para o blogue