O que ficou por dizer no episódio passado | EP 035

O podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma' é um podcast patrocinado pela Jarilo. Neste podcast, Mariana a fundadora da Jarilo explora o mundo da perfumaria e tenta descobrir como se faz um perfume.

Este artigo é a transcrição do EPI 035. O que ficou por dizer no episódio passado

[Inicio da transcrição]

↳ No episódio anterior mostrei-vos uma super-simplificação de como fazer um perfume. O objetivo era que vocês fossem capazes de criar um perfume, que pudessem sair do campo da teoria e pôr finalmente as mãos na massa. E que tivessem por primeiro resultado aquele que seria o vosso perfume-menos-melhor, o vosso primordial ponto de partida do qual depois tudo-só-poderia-melhorar.

↳ Eu queria que vocês tivessem um passo-a-passo prático, com pouca teoria a atrapalhar. Mas em nome da simplificação deixei certas coisas por dizer.

↳ Se não ouviram o episódio anterior deverão portanto ouvi-lo, pois apenas assim o episódio de hoje vos fará sentido.

 

↳ Quando vos disse para escolherem 3 óleos essenciais omiti a primeira regra da Perfumaria. A qual é CONHECER OS INGREDIENTES.

↳ Então, antes de escolherem trabalhar com qualquer material devem primeiro estudá-lo isoladamente.

↳ Devem cheirá-lo e descrevê-lo, apontando as suas características olfactivas numa folha de papel, ao detalhe. É importante que escrevam mesmo com as mãos, e não no computador. As informações ficam assim mais bem memorizadas e guardadas se forem escritas à mão.

↳ Ao fazer isto, vocês irão gradualmente construindo a vossa biblioteca mental de materiais olfactivos, e adensando assim as páginas daquele que se tornará o vosso DIÁRIO OLFACTIVO.

↳ Aqui no podcast houve já um episódio dedicado exclusivamente a este tema: é o episódio número 3. E também se encontram por cá vários outros episódios dedicados ao meu exercício de cheirar, conhecer e descrever diferentes materiais. Todos esses episódios se acham identificados com o título de «DIÁRIO OLFACTIVO». E o próx. número 36 será também um desses episódios.

 

↳ Outra coisa que acabei por omitir, mas que deve ser feita ainda antes da escolha dos 3 óleos essenciais, é traçarmos o perfil do perfume.

↳ É importante decidir se queremos um perfume fresco ou quente, e qual será a principal família olfactiva em que se insere. Se deverá ser um perfume mais realista ou mais abstrato, mais aéreo ou mais estruturado, doce ou não doce, seco ou húmido. Se é para usar no verão ou no inverno. Entre outras coisas que caberá a cada pessoa escolher e decidir.

↳ Depois de ter estas características decididas e os materiais disponíveis bem estudados, torna-se então muito mais fácil escolher os materiais com que queremos especificamente trabalhar.

 

↳ Quanto à avaliação do vosso perfume, tinha-vos dito (no episódio anterior) para perceberem o que gostavam e o que não gostavam dentro do seu perfil e desempenho resultantes.

↳ Mas agora digo que devem, para além disso, perceber se o perfil resultante está de acordo com o perfil que tinham idealizado nas vossas cabeças, se está de acordo com o que foi planeado.

↳ Ou seja, por ex.: se idealizaram que o perfil do perfume devia ser quente, doce, realista, seco e amadeirado, devem então verificar na prática se o perfume resultou mesmo com tais características ou não. E portanto, se tiverem feito bem o exercício de avaliar e conhecer os ingredientes um a um, vocês saberão agora identificar qual o material a aumentar, diminuir ou excluir da vossa fórmula, para assim poderem melhorá-la.

 

↳ Mas não se enganem: isto não é tanto um processo contínuo e estritamente lógico, mas sim um processo com o seu quê de contra-intuitivo, aplicando-se um tanto-quanto retroactivamente. É muito importante que façam o vosso perfume primeiro, antes destas etapas de que vos falei hoje.

↳ E daí, com estas etapas complementares, é agora muito mais fácil corrigir o que possam ter feito errado, e deste modo a vossa aprendizagem torna-se mais escorreita, mais rápida e eficaz.

↳ Também não quero que fiquem presos, que fiquem bloqueados diante do vulto imponente da teoria. Mais vale terem na mão um perfume medíocre mas instintivo e real, um perfume que existe mesmo, do que apenas terem uma ideia de perfume na cabeça mas que nunca se deixa concretizar e cheirar. É preciso arriscar e criar.

 

↳ No próx. ep. iremos então estudar mais 5 materiais e adicioná-los ao nosso DIÁRIO OLFACTIVO.

↳ Obrigada por terem ouvido este episódio do podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma'. Se gostaram, não se esqueçam de se inscrever — compartilhar com amigos — deixar um comentário — ou enviar um email para todososcaminhosvaodaraoaroma@gmail.com.

↳ Relembro que na Jarilo lançámos uma nova colecção — a Four Elements Collection. Deixarei o respectivo link nas notas do episódio.

↳ Deixarei também o link para a nossa comunidade no whatsapp. Aqui conseguem aceder a ofertas e novidades exclusivas da JARILO.

↳ Descrevam-me por email o cheiro desses novos perfumes que criaram — e que histórias se contam através dos seus aromas.


↳ Até à próxima.

Boas experiências olfactivas!

 

[Fim da transcrição]

Ouça aqui o Podcast

 

 

Oferta:

GUIA COMPLETO: COMO POTENCIAR A DIFUSÃO AROMÁTICA DAS SUAS VELAS vai ensinar/revelar ao Leitor todos os segredos para garantir que as suas velas libertem o máximo de aroma.

Clique aqui para receber o seu guia

 

Voltar para o blogue