Razões para aprender Perfumaria | EPI 013 Podcast Todos os Caminhos Vão Dar ao Aroma

O podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma' é um podcast patrocinado pela Jarilo. Neste podcast, Mariana a fundadora da Jarilo explora o mundo da perfumaria e tenta descobrir como se faz um perfume.

Este artigo é a transcrição do EPI 013. Razões para aprender perfumaria

[Inicio da transcrição]

 

↳ No episódio de hoje quero falar sobre as razões que existem para querermos aprender Perfumaria.

↳ Quem estiver desse lado e costume acompanhar este podcast, talvez já tenha começado a explorar por sua própria iniciativa o universo da Perfumaria, ou talvez se encontre ainda nos primórdios de uma curiosidade certamente crescente.

↳ Seja qual for o seu caso, o facto é que compreender melhor a Perfumaria pode e deve ser uma experiência muitíssimo enriquecedora. Nas notas complementares ao episódio, deixarei links para locais onde se pode aprofundar e aprender esta arte tão sublime.

↳ Para criar um ambiente mais acolhedor enquanto gravo o episódio, acendi uma vela Jarilo. Hoje escolhi a vela Pieris — que cheira a flores delicadas — para celebrar a tão aguardada chegada da Primavera.

 

↳ A PRIMEIRA RAZÃO para querermos aprender Perfumaria alicerça-se e justifica-se no consequente desenvolvimento do nosso olfato.No que diz respeito à cultura geral — portuguesa e não só — o olfato é ainda um sentido subestimado — demasiadamente subestimado.

↳ Mas, embora subestimado, o olfacto tem na verdade um impacto enorme no quotidiano da sociedade humana: os cheiros moldam subliminarmente as nossas emoções, influenciando directa e indirectamente o bem-estar de cada um.

↳ Ao estudar Perfumaria, aprendemos a reconhecer notas, a descrever aromas e a criar ligações mais profundas com os cheiros do dia-a-dia.

 

↳ A SEGUNDA RAZÃO — alguns estudos científicos sugerem que estimular o olfato diariamente e de forma intencional pode gerar um resultado deveras positivo na saúde cognitiva de cada um, ajudando a prevenir problemas gravíssimos, como a demência. Embora seja um campo que ainda precisa de mais investigação, acho fascinante a ideia de que cheirar conscientemente — estimular conscientemente o olfacto — nos traz benefícios tão profundos e importantes.

 

↳ A TERCEIRA RAZÃO — explorarmos a nossa criatividade, o nosso lado mais artístico. A Perfumaria considera-se universalmente como uma forma de arte, equiparando-se à Música, à Literatura e à Pintura.

↳ Através do olfato — aroma por sobre aroma, perfume após perfume — consolida-se o nosso psicológico contexto.

↳ Criar perfumes — mesmo que de uma maneira despretensiosa (enquanto actividade lúdica) — é um veículo perfeito para a expressão de ideias e de emoções — ajuda-nos a externalizar narrativamente a nossa própria psique, a nossa própria consciência. Criar um perfume equivale assim a contar uma história — uma história que se faz narrar profusamente através de harmoniosas conjugações de cheiros.

↳ A Perfumaria permite-nos, portanto, traduzir pensamentos e sentimentos num conto aromático: permite-nos conceber histórias líquidas que exalam frases etéreas repletas de palavras odoríferas: as quais desejamos partilhar com o resto do mundo.

 

↳ A QUARTA RAZÃO — aprender Perfumaria também nos dá autonomia para criarmos o nosso perfume, a resultar em algo único e especial feito à nossa medida.

↳ Acreditem que sair de casa e passear com um perfume que nós próprios fizemos se revela como algo muito gratificante e especial. Mesmo quando é um perfume inacabado, e por isso, imperfeito ainda.

↳ Também podemos oferecer esse perfume (depois de aperfeiçoá-lo e de garantir a segurança) aos nossos familiares e amigos. Julgo que haverão pouquíssimos presentes mais especiais do que um perfume feito especificamente a pensar em alguém.

 

↳ A QUINTA RAZÃO — aprender Perfumaria é tornar-se um consumidor mais informado. Ao entender a composição dos perfumes podemos fazer escolhas mais conscientes, tanto em termos de ingredientes como de processos de produção, bem como passar a valorizar o trabalho dos perfumistas, criadores por detrás da obra.

 

↳ A SEXTA — e por hoje última — RAZÃO é que para alguns a Perfumaria poderá representar mais do que um hobbie — poderá tornar-se uma carreira.

↳ Existem oportunidades profissionais na área, seja a trabalhar na indústria, ou até a criar marca própria. Mesmo que não se tenha intenções de seguir um caminho profissional, o conhecimento sobre Perfumaria pode arquitectar pontes para colaborações recriativas e novas experiências.

↳ De mais a mais, veja-se o exemplo da Cláudia Camacho, a primeira perfumista portuguesa independente que criou a primeira rota olfativa do mundo — a Portugal by Nose. Encontrarão o respectivo link também nas notas do episódio.

 

↳ Como podem ver, aprender Perfumaria é muito mais do que apenas conhecer cheiros — é descobrir o mundo de outra forma — uma nova linguagem — explorar a criatividade — cuidar da memória — criar algo único — e até mesmo abrir portas para novas oportunidades.

 

↳ No episódio da próxima semana, retornarei à concepção do perfume para evocar a primavera — consistirá na parte II do processo.

↳ Obrigada por ter ouvido este episódio do podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma'. Se gostou, não se esqueça de se inscrever — compartilhar com amigos — deixar um comentário — ou enviar um email para todososcaminhosvaodaraoaroma@gmail.com.

↳ Gostava muito de saber se alguma destas razões despertou a sua curiosidade. Envie-me um email a contar tudo.

↳ Até à próxima.

[Fim da transcrição]

Ouça aqui o Podcast

 

 

Oferta:

GUIA COMPLETO: COMO POTENCIAR A DIFUSÃO AROMÁTICA DAS SUAS VELAS vai ensinar/revelar ao Leitor todos os segredos para garantir que as suas velas libertem o máximo de aroma.

Clique aqui para receber o seu guia

 

Voltar para o blogue