Um perfume para evocar a Primavera - parte II | EPI 014 Podcast Todos os Caminhos Vão Dar ao Aroma

O podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma' é um podcast patrocinado pela Jarilo. Neste podcast, Mariana a fundadora da Jarilo explora o mundo da perfumaria e tenta descobrir como se faz um perfume.

Este artigo é a transcrição do EPI 014. Um perfume para evocar a Primavera - parte II

[Inicio da transcrição]

↳ Hoje vou continuar com a concepção do meu PERFUME PARA EVOCAR A PRIMAVERA, sendo esta a segunda parte do processo em curso.

A primeira parte foi tratada no episódio 010 — se ainda não assistiram, aconselho a começarem por lá e só depois retornar a este presente episódio, de modo a poderem assistir a todo o processo de uma forma linear e compreensiva.

↳ Durante todo este tempo intermédio [ou seja: durante as 4 semanas entre o epi. 010 e este epi. 014] testei o perfume em mim ao londo do dia-a-dia, e daí fui percebendo que tinha de lhe corrigir o ACORDE FLORAL e o ACORDE QUENTE.

↳ Vou então alterar o ACORDE FLORAL pois acho que o LAVANDIN [nesta proporção] sobressai muito, mesmo demasiado — e seu cheiro adquire contornos levemente insecticidas e, assim, algo desagradáveis — e de mais a mais, o que pretendo para este perfume é algo inegávelmente floral e cremoso.

↳ Já o ACORDE QUENTE — terei de alterá-lo porque nota-se também a VANILINA a sobressair em demasia [acima de todos os outros ingredientes]. Passadas algumas horas a usar o perfume, o mesmo parecia que já só cheirava à VANILINA.

 

↳ Portanto, resolvi alterar a proporção dos ingredientes no ACORDE FLORAL:

↳ SE ANTERIORMENTE ESTAVA [na proporção de 3 de BERGAMOTA para 1 de YLANG YLANG para 1 de LAVANDIN] — AGORA ESTÁ [na proporção de 3 de BERGAMOTA para 2 de YLANG YLANG para 1 de LAVANDIN].

↳ O objectivo desta alteração é que a faceta floral e exótica do YLANG YLANG ganhe mais impacto no perfume.

↳ Acho que este novo acorde ficou mais perto do que quero — mas ainda assim cheira pouco a flores.

 

↳ No ACORDE QUENTE quero diminuir a proporção da VANILINA pois acho-a demasiado presente.

↳ Também vou acrescentar outro ingrediente, o [ETHYLENE BRASSYLATE] — que faz parte da família dos MUSKS e o qual cheirei pela primeira vez no episódio 012 — e que segundo o site SCENTREE tem um fundo abaunilhado. Fiquei com imensa curiosidade em experimentá-lo neste acorde.

↳ SE ANTERIORMENTE ESTAVA [na proporção de 1 de POLYSANTOL para 2 de VANILINA] — AGORA ESTÁ [na proporção de 1 de POLYSANTOL para 1 de ETHYLENE BRASSYLATE para 0,5 de VANILINA].

↳ Acho que esta nova proporção ficou muito mais harmoniosa — mais perto do que quero — e espero que a VANILINA já não sobressaia em demasia [acima de todos os outros ingredientes].

↳ A anterior versão deste acorde cheirava muito a fumo, fazia-me lembrar whisky, dando uma vibe mais boémia e nocturna — e não era aquilo que de facto desejo para o meu perfume.

↳ Este acorde também me despertou a curiosidade para [no futuro] conceber um roomspray bem simples com os mesmos ingredientes.

 

↳ Quanto ao ACORDE DAS MOLÉCULAS não tenho necessidade ou intenção de alterá-lo.

↳ Quanto à fórmula final — que consiste na conjugação dos três acordes — o ACORDE FLORAL mais o ACORDE QUENTE mais o ACORDE DAS MOLÉCULAS — também vou alterar as suas respectivas proporções — reequilibrando o meu perfume.

↳ SE ANTERIORMENTE ESTAVA [na proporção de 4 do ACORDE FLORAL para 1 do ACORDE QUENTE para 2 do ACORDE DAS MOLÉCULAS] — AGORA ESTÁ [na proporção de 6 do ACORDE FLORAL para 1 do ACORDE QUENTE para 2 do ACORDE DAS MOLÉCULAS].

↳ Vou usar este perfume no seguimento das próximas semanas, a ver como se comporta e evolui na pele ao longo do dia-a-dia. Mas devo desde já afirmar que não me acho completamente satisfeita com o ACORDE FLORAL — pois continua a não ter o impacto desejado.

↳ A próxima etapa será trabalhar com o YLANG YLANG a diluido 10% em vez de 1% — para ver se consigo corrigir este problema no ACORDE FLORAL.

↳ Também pensei que talvez seja uma boa idéia acrescentar uma nota verde à fórmula — para lembrar ainda mais a estação da primavera.

 

↳ No episódio da próxima semana vou começar um novo projecto — vou começar a conceber um perfume personalizado, ou seja: para outra pessoa.

↳ Obrigada por ter ouvido este episódio do podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma'. Se gostou, não se esqueça de se inscrever — compartilhar com amigos — deixar um comentário — ou enviar um email para todososcaminhosvaodaraoaroma@gmail.com.


↳ Até à próxima.

 

[Fim da transcrição]

Ouça aqui o Podcast

 

 

Oferta:

GUIA COMPLETO: COMO POTENCIAR A DIFUSÃO AROMÁTICA DAS SUAS VELAS vai ensinar/revelar ao Leitor todos os segredos para garantir que as suas velas libertem o máximo de aroma.

Clique aqui para receber o seu guia

 

Voltar para o blogue