Um perfume para evocar a Primavera - parte III | EPI 018 Podcast Todos os Caminhos Vão Dar ao Aroma
Share
O podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma' é um podcast patrocinado pela Jarilo. Neste podcast, Mariana a fundadora da Jarilo explora o mundo da perfumaria e tenta descobrir como se faz um perfume.
Este artigo é a transcrição do EPI 018. Um perfume para evocar a Primavera - parte III
[Inicio da transcrição]
↳ O episódio de hoje consiste na parte III da rubrica UM PERFUME PARA EVOCAR A PRIMAVERA. As partes I e II encontram-se, respectivamente, nos episódios 10 e 14 deste podcast.
↳ Para relembrar a quem assistiu, ou informando quem não ouviu os episódios anteriores:
↳ Nesta rubrica tenho vindo, pouco a pouco, a idealizar e concretizar um perfume original meu — um perfume cuja fórmula se pretende indicada para usarmos num daqueles dias de Inverno rigoroso em que, estando a chover incessantemente, temos de sair de casa de manhã-cedo e bate logo aquela imensa saudade dos tempos de solzinho primaveril — ou seja: um perfume capaz de evocar a Primavera num dia encharcado, frio e cinzentão.
↳ Na parte I, no episódio 10, escolhi os ingredientes com que ia trabalhar, e estruturei os primeiros acordes.
↳ Na parte II, no episódio 14, fiz alterações a esses mesmos acordes que tinha concebido no episódio 10. E fiquei de ir usando o perfume durante as semanas seguintes, para o testar e conseguir avaliar-lhe a performance aromática.
↳ Durante todo este tempo intermédio [ou seja: durante as 4 semanas entre o epi. 014 e este epi. 018] fui então testando em mim essa versão experimental do perfume — ao longo do meu dia-a-dia — e daí fui percebendo que tinha de lhe corrigir, mais uma vez, o ACORDE FLORAL. O perfume ainda não tem toda aquela evidente faceta floral que pretendo — e o LAVANDIN continua a sobressair em demasia.
↳ Quanto ao ACORDE DAS MOLÉCULAS e ao ACORDE QUENTE, estes por enquanto permanecerão inalterados — pois parecem-me estar já nas proporções correctas, adequadas àquilo que venha a ser a FÓRMULA FINAL do meu perfume.
↳ Voltando ao ACORDE FLORAL:
Como tinha planeado no episódio 14, em vez de trabalhar com o YLANG YLANG diluído a 1% vou trabalhar com este diluído a 10%.
↳ Com tal aumento da concentração do YLANG YLANG na fórmula, espero reforçar o lado floral, doce e um pouco mais cremoso deste respectivo acorde — de modo a equilibrá-lo melhor com a BERGAMOTA e a reduzir a actual predominância do LAVANDIN.
↳ SE ANTERIORMENTE ESTAVA [na proporção de 3 de BERGAMOTA diluída a 10% para 2 de YLANG YLANG diluído a 1% para 1 de LAVANDIN diluído a 10%] — AGORA ESTÁ [na proporção de 3 de BERGAMOTA diluída a 10% para 2 de YLANG YLANG diluído a 10% para 1 de LAVANDIN diluído a 10%].
↳ Durante o episódio 14 tinha também pensado em acrescentar uma NOTA VERDE à fórmula — parece-me uma boa ideia, para reforçar ainda mais a presença da Primavera no perfume.
↳ Dos ingredientes que conheço, pensei logo no OE de PETIT GRAIN e no STEMONE. Cheirei-os individualmente em tiras de papel, e depois cheirei cada um conjugado com a mais recente versão do ACORDE FLORAL, também em tiras de papel, para ver qual dos dois ingredientes transmitia melhormente a tal NOTA VERDE que desejo encontrar na FÓRMULA FINAL do perfume.
↳ A tal FACETA VERDE que representa como que uma súbita aparição da Primavera, a vir iluminar e interromper o dilúvio do Inverno.
↳ Ao comparar os dois ingredientes, ficou bastante claro que o OE de PETIT GRAIN é mais adequado ao efeito que pretendo, pois tem uma característica mais difusa e húmida, quase que rimando com um cheiro vestigial de uma última chuva, ao contrário do STEMONE que é um aroma muito concreto e mentolado e que, no fim de contas, me parece meio exagerado para a fórmula.
↳ Depois de escolhido o ingrediente para aquela nova FACETA VERDE, voltei a alterar o ACORDE FLORAL.
↳ SE ANTERIORMENTE ESTAVA [na proporção de 3 de BERGAMOTA diluída a 10% para 2 de YLANG YLANG diluído a 10% para 1 de LAVANDIN diluído a 10%] — AGORA ESTÁ [na proporção de 6 de BERGAMOTA diluída a 10% para 4 de YLANG YLANG diluído a 10% para 2 de LAVANDIN diluído a 10% para 1 de OE de Petit Grain diluído a 1%].
↳ Esta nova proporção acha-se já bastante próxima daquilo que pretendo para este perfume: O ACORDE é de facto FLORAL, e quente, e cremoso.
↳ Depois de alterar o ACORDE FLORAL, interconjuguei os três acordes — mantendo a PROPORÇÃO DE CONJUGAÇÃO usada no episódio 14.
↳ Ou seja: hoje foi de facto alterada a proporção dos ingredientes DENTRO do ACORDE FLORAL — mas ainda assim não alterei a proporção com que, consequentemente, rimei este renovado ACORDE FLORAL com o ACORDE QUENTE e o ACORDE DAS MOLÉCULAS — perfazendo assim esta que é, por enquanto, a FÓRMULA FINAL do perfume.
↳ Ou seja: a PROPORÇÃO DE CONJUGAÇÃO é de 6 do ACORDE FLORAL para 1 do ACORDE QUENTE para 2 do ACORDE DAS MOLÉCULAS.
↳ Cheirei enfim esta versão do perfume — e as primeiras impressões fazem-me crer que a fórmula está cada vez mais perto daquilo que eu imaginei lá no início, no episódio 10 — muito mais perto do objectivo final.
↳ Sinto o perfume muito mais floral — tem uma faceta difusa que lembra os dias de chuva — e ainda assim é agradavelmente quente.
Será que, quando o usar em mim no decorrer das próximas semanas, vou mesmo captar toda a narrativa olfactiva da Primavera a interromper o Inverno?
↳ Vou então avaliar o perfume na pele, e voltarei em breve a esta rubrica, no que será a parte IV deste projecto.
↳ Daqui a sete dias, no episódio 19, retomarei o outro projecto iniciado no episódio 15 — cuja rubrica, por sua vez, é CRIAR UM PERFUME PERSONALIZADO (PARA ALGUÉM ESPECIAL).
↳ Aproveito ainda — e uma vez mais — para dizer que mudámos a nossa loja da Jarilo e que esta agora se encontra não em
mas sim em
↳ Obrigada por ter ouvido este episódio do podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma'. Se gostou, não se esqueça de se inscrever — compartilhar com amigos — deixar um comentário — ou enviar um email para todososcaminhosvaodaraoaroma@gmail.com.
↳ Pergunto-lhe: Será que gostaria de cheirar este perfume que estou a fazer para evocar a primavera?
Envie-me um email para eu ficar a saber.
↳ Até à próxima.
[Fim da transcrição]
Ouça aqui o Podcast
Oferta:
GUIA COMPLETO: COMO POTENCIAR A DIFUSÃO AROMÁTICA DAS SUAS VELAS vai ensinar/revelar ao Leitor todos os segredos para garantir que as suas velas libertem o máximo de aroma.
Clique aqui para receber o seu guia