Combinar perfumes e estados de espírito | EPI 025 Podcast Todos os Caminhos Vão Dar ao Aroma

O podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma' é um podcast patrocinado pela Jarilo. Neste podcast, Mariana a fundadora da Jarilo explora o mundo da perfumaria e tenta descobrir como se faz um perfume.

Este artigo é a transcrição do EPI 025. Combinar perfumes e estados de espírito

[Inicio da transcrição]

↳ Olá a todos e bem-vindos a mais um episódio de Todos os Caminhos Vão Dar ao Aroma.

↳ Na semana passada falámos sobre como escolher um perfume — então, faz sentido esta semana falarmos sobre como combinar um perfume com o nosso  estado de espírito.

↳ Sim, porque eu acredito que perfumes podem ser óptimos aliados para influenciar positivamente o nosso próprio humor.

↳ E, como habitualmente, estou a queimar uma vela da Jarilo — desta vez é a vela aromática AcquaViva, que tem uma fragrância muito verde e fresca e que me ajuda tanto a lidar com este calor de verão como a melhorar a minha atenção.

↳ Como já deverá ter reparado, há dias/ocasiões em que nos sentimos mais confortáveis a usar um perfume fresco e outros em que claramente preferimos aromas mais quentes.

Tais variações na nossa preferência estão directamente relacionadas com o próprio clima geral que se faça sentir num determinada dia — mas noutras tantas vezes essas variações estão directamente vinculadas ao funcionamento do nosso próprio foro psicológico — ou seja, são-nos preferências íntimas, preferências intrínsecas, originadas no seio das emoções, ou  seja: a nossa momentânea preferência por um determinado tipo de aroma funciona como um símbolo emocional, o qual verdadeiramente representa aquilo que estamos e/ou desejamos sentir.

↳ É, de facto, uma questão complexa — que envolve clima, emoção e intenção.

↳ Eu por ex. sempre que vou passear a um lugar mais natural, com uma paisagem verde, uso sempre perfumes que tenham notas de relva acabada de cortar, e nesse contexto aromático-emotivo o meu [perfume] preferido é o Philosykos da Diptyque.

↳ Apesar de já me terem dito que este aroma tem [em termos coloquiais] um cheiro esquisito, é um perfume que me deixa muitíssimo energizada no que concerne a boas emoções — sinto uma estranha e deveras bem-vinda felicidade quando o uso sobre a minha pele.

↳ Perfumes cítricos, verdes, aromáticos [mas Morza, definir/descrever um determinado perfume com a palavra 'aromático' não será comparável à redundância de dizermos subir para cima———?] são ótimos quando nos queremos sentir energizados/alegres — mais expansivos.

↳ Perfumes mais minimalistas, da família dos musks, que cheiram a limpo, funcionam como uma segunda pele e permitem-nos acalmar e reconcentrar.

↳ Perfumes opulentos com jasmim, rosa e baunilha são geralmente usados para ocasiões mais românticas/sensuais ou onde se quer mostrar alguma dominância, como por ex. numa importante reunião de trabalho.

↳ Perfumes fora da caixa, mais arrojados e não tão mainstream, são perfeitos para momentos onde a criatividade e inspiração são imediatamente necessárias.

↳ Perfumes doces, com notas ditas comestíveis, são perfeitos para aqueles dias nostálgicos em que requeremos sentir-nos acolhidos, confortados.

↳ Estas sugestões são apenas um guia para experimentarmos, porque o que realmente importa é a nossa própria, subjectiva experiência.

Imagine [por ex.] quais perfumes florais intensos lhe são muito reconfortantes e calmantes — e quais perfumes com notas de lavanda é que lhe fazem sentir maior desenvoltura sensual.

↳ O que importa é como cada/determinado perfume lhe faça a si [pessoalmente] sentir.

↳ Reforço ainda a mensagem que transmiti no episódio anterior:

Não precisamos de ter uma colecção quantiosamente imensa para conseguir suscitar em nós distintos momentos emocionais.

↳ Mantenha para si o tal Diário Olfactivo [de que tantas vezes tenho falado] no qual irá registando as suas várias/determinadas emoções ao usar cada perfume.

↳ Permita-se, de mais a mais, usar um perfume só porque considera que o mesmo lhe faz sentimentalmente bem — mesmo que mais ninguém perceba esse seu gosto, essa sua preferência, essa sua escolha.

↳ Um perfume que usamos pode mudar/moldar o nosso dia, ou seja: ao alterarmos o nosso contexto aromático-emotivo reformulamos o modo como nos relacionamos connosco mesmos e com o mundo.

↳ Tudo isto não está limitado a perfumes — também serve para velas perfumadas, sabonetes, shampoos, etc.

↳ Durante esta semana escolha um perfume [ou, uma combinação aromática] por dia, de acordo com o seu humor ou o sentimento que queira em si despertar.

Depois registe no Diário Olfactivo as emoções daí experienciadas:

Descreva como se sentiu e que melhorias no seu dia-a-dia se fizeram notar.

 

↳ Usar um perfume não é só uma escolha estética:

Poderá [e deverá] ser uma ferramenta para melhorarmos o nosso humor, como já explorei aqui.

Mas também poderá [e deverá] servir como meio de auto-expressão.

↳ A Perfumaria — tal como o Vestuário — é também uma segunda pele que vestimos — é uma forma de comunicar com o mundo, de nos expressarmos.

↳ E também uma forma de auto-cuidado.

Eu por ex. adoro usar perfume mesmo quando estou por casa, mesmo quando me encontro sozinha.

Usar perfume faz-me sentir mais auto-representada, e converte quaisquer momentos mundanos em algo maiormente especial.

 

↳ No próximo episódio estudaremos e registaremos mais 5 ingredientes — e continuarei assim a dar corpo ao meu Diário Olfactivo.

↳ Obrigada por ter ouvido este episódio do podcast 'Todos os caminhos vão dar ao aroma'.

Se gostou, não se esqueça de se inscrever — compartilhar com amigos — deixar um comentário — ou enviar um email para todososcaminhosvaodaraoaroma@gmail.com.

↳ Volto a informar que na JARILO lançámos um ebook gratuito — o guia completo onde vai poder aprender todos os truques para potenciar a difusão aromática das suas velas.

Deixarei o respectivo link nas notas deste episódio.  

↳ Envie-me um email a contar que perfume utiliza quando se sente triste ou a precisar de um abraço. 

↳ Até à próxima.

Boas experiências olfactivas!

[Fim da transcrição]

Ouça aqui o Podcast

 

 

Oferta:

GUIA COMPLETO: COMO POTENCIAR A DIFUSÃO AROMÁTICA DAS SUAS VELAS vai ensinar/revelar ao Leitor todos os segredos para garantir que as suas velas libertem o máximo de aroma.

Clique aqui para receber o seu guia

 

Voltar para o blogue